Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
O jupará, japurá, jurupará, macaco-da-meia-noite, quincaju, gogó-de-sola, gatiara, macaco-janauí, macaco-janauaí, macaco-januí, janaú, mirumiru e macaco plantador (nome científico: Potos flavus) é um típico mamífero da floresta tropical da família dos procionídeos (Procyonidae) relacionado com os olingos (Bassaricyon), quatis (Nasua e Nasuella), guaxinins (Procyon), bassariscos (Bassariscus). Diverge de seus parentes por sua cauda preênsil. É o único membro do gênero Potos. São arbóreos e não estão intimamente relacionados a nenhum outro grupo de mamíferos que vivem em árvores (primatas, alguns mustelídeos, etc.). É Nativo da América Central e América do Sul; no Brasil são encontrados na floresta Amazônica e na Mata Atlântica.
Possuem cerca de 76 centímetros de comprimento, cabeça arredondada e cauda longa. Chegam a pesar 4,6 quilos. Alimentam-se basicamente de frutas, insetos, pequenos vertebrados, mel, néctar, carne, folhas e flores e ovos. Não está uma espécie em extinção, embora seja raramente visto pelas pessoas por causa de seus rígidos hábitos noturnos. Porém, são caçados pelo comércio de animais de estimação, por suas peles (para fazer carteiras e selas de cavalo) e por sua carne. A espécie foi incluída no Apêndice III da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção por Honduras, o que significa que as exportações de Honduras exigem uma licença de exportação e as exportações de outros países exigem um certificado de origem ou reexportação. Podem viver até 40 anos em cativeiro.